010125121221 cobertura musgos 1

           

 O concreto biológico é feito para permitir que pequenas plantas como liquens e musgos possam brotar e habitar em sua superfície de forma saudável. A construção com concreto biológico tem a forma de vida agarrada à estrutura, não necessitando outros artifícios para prender as plantas sem que as mesmas danifiquem o produto.

Segundo o Grupo de Tecnologia de Estruturas, o próximo passo é desenvolver a possibilidade de cultivar plantas mais elaboradas na estrutura para aumentar a atratividade do produto. No entanto, é importante que as raízes das plantas não penetrem fundo no concreto, uma vez que a proliferação destas pode forçar a estrutura criando rachaduras e cargas excessivas.   

O concreto biológico não é produzido convencionalmente, ele é constituído, basicamente, por dois produtos à base do cimento Portland: um deles é de carbonato de concreto convencional, e seu pH aproxima-se de 8, ou seja, tem caráter básico; o segundo é produzido a partir de fosfato de magnésio com pH pouco ácido, não necessitando de tratamento para que passe a ser básico. O segundo tipo age como um suporte biológico para a proliferação dos organismos que farão parte do revestimento externo. 

pont juvenal Provence Patrick Blank lareserva29

          O concreto biológico é produzido em três camadas e cada qual tem uma função para aliar a saúde da planta e a manutenção das propriedades do concreto. Pode ser utilizado em todo o revestimento do prédio, com isso, os benefícios térmicos serão aplicados de forma igualitária.

d2f76fd181f2d7214a6a5b2e125c54c5 large

 No momento a experimento está na fase de crescimento da parte biológica. A experimentação será feita pela Universidade da Catalunha em parceria com a Universidade de Ghent, na Bélgica. A patente ainda está em andamento, no entanto, já existem empresas que fabricam painéis para construções verdes, que também apresentam estar interessadas em produzir e comercializar.

A vantagem em relação ao concreto convencional é a melhora no conforto térmico dos ambientes, isso permite minimizar a utilização de métodos artificiais utilizados atualmente, além de proporcionar um conforto visual.o produto de pesquisa do Grupo, como a catalã ESCOFET 1886 S.A.

 

Fontes:

Sala de premsa/ Més noticies. Desenvolvimento do Concreto biológico para a construção civil. UPC. (espanhol).

Engenharia do Futuro/ Sustentabilidade, Tecnologia

 

Blog Prof. e Engenheiro Ênio Padilha. Concreto biológico e desenvolvido por pesquisadores da Catalunha.